segunda-feira, 17 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM


Grupo 04 
 (Cursista NOELI ALVES DE MIRANDA SILVA)

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
GÊNERO: CRÔNICA NARRATIVA
 TEXTO: “AVESTRUZ”
AUTOR: MÁRIO PRATA
ANTES DA LEITURA

1. Ativação dos conhecimentos prévios

Você conhece ou já viu um avestruz?
Qual é o nome do autor?
Com que outra ave pode se comparar a avestruz?
Qual o provável assunto do texto?
Qual é o gênero textual e suas característica?

2.   Antecipação ou predição de conteúdos ou propriedades do texto ( Levantamento de hipóteses)

1.    Após a   apresentação do título para os alunos, solicitar:
a)      Que anotem as suas conclusões para checá-las depois;
b)      Por meio de perguntas, explore um pouco esse título: Esse texto desperta sua atenção? Sim ou não? O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto da crônica? Você pode imaginar o cenário?
 2. Informações sobre o autor do texto.
a)    Você conhece Mário Prata?
b)    Já leu algum outro texto dele?

3-DURANTE A LEITURA

Durante a leitura da crônica o professor deve ir retomando as hipóteses( antecipações ) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas.
        
 4- Localização de informações

a)   Vocabulário referente a Avestruz;
b)    Descrição  e hábitos da ave.
c)Palavras chaves.

5-Comparação de informações

Durante a leitura do texto, algumas perguntas ou discussões coletivas podem estimular o aluno a comparar/contrastar informações presentes no próprio texto.
1. Ter um avestruz como um animal de estimação: sim ou não?
2. Que animais são indicados para se ter como estimação?
3. Quais animais podem viver dentro de apartamento?

6- Produção de inferências globais
Você sabe por que os animais tem nomes científicos?- Na sua opinião, por que o garoto desistiu de ter o avestruz e se interessou em gaivotas e urubus?

7-DEPOIS DA LEITURA

8- Generalização:
      . O que o autor pretendeu com esse texto? Ter um avestruz como bicho de estimação: sim ou não?
Qual é a posição que o autor defende?

9- Apreciação e réplica do leitor em relação ao texto

Você acha normal o pedido do garoto?-
E os pais atenderem ao pedido do garoto, você concorda?
 O humor presente no texto é evidenciado:
Pelo tamanho da ave e da impossibilidade da mesma ser criada em um apartamento.
Que outro texto você leu e que trata também de uma ave?
Qual a época que ave fica mais perigosa?

10 -Recuperação do contexto de produção:
      O texto “O avestruz “ é uma crônica narrativa, pois apresenta as seguintes características:
      A)É um texto curto que aborda um tema do cotidiano, leve e humorístico.
      B)É um texto curto, divertido que ensina procedimentos de como criar um avestruz em  ambiente urbano.
      C)É um texto curto que apresenta vários conflitos .
      D)É um texto curto que argumenta com o leitor sobre a importância de se criar  animais de estimação.
11-      Percepção de relações de intertextualidade
       De que outro texto você se lembrou ao ler o Avestruz?Pode ser música, notícia , filme e outros?

12- Percepção das relações de interdiscursividade

 Com quais outros  discursos  o texto dialoga?




Um comentário: